VARRENDO A SALA PARA LEVANTAR POEIRA: O BRANCO NUMA AULA SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo é resultado de uma observação participante em uma sala de aula de história e cultura afro-brasileira na zona leste de São Paulo. Nosso objetivo é descrever o processo de apreensão dos alunos, com foco nos alunos brancos, de conteúdos sobre relações raciais apresentados em sala de aula no intuito de perceber a reação desses alunos frente ao tema da branquitude. Nossos colaboradores ao entrar em contato com o tema questionam e problematizam suas próprias identidades.
Detalhes do artigo
Como Citar
Passos, A. H. I. (2014). VARRENDO A SALA PARA LEVANTAR POEIRA: O BRANCO NUMA AULA SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 6(13), 223–251. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/160
Seção
Dossiê Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).