LÉLIA GONZALEZ: UM CORPO-TELA PARA FAZER DANÇAR UMA PSICOLOGIA DESDE AQUI un cuerpo-lienzo para hacer bailar a la Psicología desde Brasil

Conteúdo do artigo principal

Bruna Moraes Battistelli

Resumo

Reconhecendo a necessidade da Psicologia seguir se repensando a partir de novos e múltiplos pressupostos teóricos, que considerem sujeitos e realidades desde aqui - território brasileiro - , este artigo tem como objetivo adensar a aproximação com Lélia Gonzalez, autora considerada uma das principais intérpretes do Brasil, que nos possibilita caminhos e reverberações imprescindíveis para o campo do fazer psi. A autora, com seu corpo-território, é um analisador importante para entendermos a constituição de nosso país e como as relações raciais e de gênero se estabelecem em suas diferentes dimensões. Para tanto, tomamos os conceitos de corpo-tela e corpo-território como inspiração para a construção de uma narrativa ensaística que visa pensar enfrentamentos antirracistas na prática da Psicologia em diálogo com a autora e partir de nossa experiência com a pesquisa, a extensão e o ensino. Nesse caminho, o conceito de amefricanidade nos guiará neste percurso, evidenciando as análises que enlaçam gênero, raça e classe como fundamentais no avanço de um pensamento psi contra-colonial brasileiro.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rodrigues, L., & Battistelli, B. M. (2023). LÉLIA GONZALEZ: UM CORPO-TELA PARA FAZER DANÇAR UMA PSICOLOGIA DESDE AQUI: un cuerpo-lienzo para hacer bailar a la Psicología desde Brasil. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1586
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luciana Rodrigues, UFRGS

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e docente do PPGPSI/UFRGS. É graduada em psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/2008), mãe, mestra (2012) e doutora (2017) em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Coordena o grupo de estudos, pesquisas e extensão intitulado "Coletivo bell hooks: formação e políticas do cuidado" (UFRGS), desenvolvendo atividades pautadas no exercício da ética feminista e antirracista. Atualmente vem se dedicando à pesquisa de temas relacionados ao campo da produção de subjetividade, cuidado, formação e práticas antirracistas.

Bruna Moraes Battistelli, UFPR

Professora Adjunta no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora e mestra em Psicologia Social e Institucional pelo PPG de Psicologia Social e Institucional/UFRGS. Especialista em Instituições em Análise pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Participo com integrante e pesquisadora do grupo de estudos, pesquisas e extensão intitulado "Coletivo bell hooks: formação e políticas do cuidado" (UFRGS) coordenado pela professora Luciana Rodrigues e que desenvolve atividades pautadas no exercício da ética feminista e antirracista para o enfrentamento às desigualdades sociais e sistemas de opressão de classe, raça, gênero, sexualidade. E integro o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros NEAB-UFPR liderado pelo professor Paulo Vinicius Baptista da Silva. É membro do Grupo de Trabalho (GT) Subjetividade Contemporânea da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).