FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RELATO DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
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Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência no processo de formação de psicólogas(os), a partir da análise de uma disciplina ministrada no curso de graduação. Tratou-se de uma disciplina optativa que contou com uma turma de 25 estudantes de graduação em psicologia. As estratégias pedagógicas adotadas foram embasadas na perspectiva das metodologias ativas; na educação dialógica, participativa e conscientizadora proposta por Paulo Freire; e na perspectiva pedagógica proposta por bell hooks. Ao longo da disciplina foi possível observar o engajamento da turma no processo de ensino-aprendizado de forma a construir, individual e coletivamente, conhecimento, habilidades, compreensões e experiências sobre as dinâmicas das relações étnico-raciais e a atuação em psicologia clínica. Acredita-se que o uso de estratégias pedagógicas diversificadas tenha contribuído significativamente para o processo. Esperamos que as reflexões tecidas inspirem construções de diálogos e práticas de formação a respeito das relações étnico-raciais na psicologia, especialmente na área da psicologia clínica.
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