FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RELATO DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Conteúdo do artigo principal

Cláudia de Oliveira Alves
Júlia Campos Bessa dos Santos
Maria Eduarda Alves Ferreira
Gabriela Martins Albuquerque
Anita Silva Zanolla
Iago Ferreira Sampaio

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência no processo de formação de psicólogas(os), a partir da análise de uma disciplina ministrada no curso de graduação. Tratou-se de uma disciplina optativa que contou com uma turma de 25 estudantes de graduação em psicologia. As estratégias pedagógicas adotadas foram embasadas na perspectiva das metodologias ativas; na educação dialógica, participativa e conscientizadora proposta por Paulo Freire; e na perspectiva pedagógica proposta por bell hooks. Ao longo da disciplina foi possível observar o engajamento da turma no processo de ensino-aprendizado de forma a construir, individual e coletivamente, conhecimento, habilidades, compreensões e experiências sobre as dinâmicas das relações étnico-raciais e a atuação em psicologia clínica. Acredita-se que o uso de estratégias pedagógicas diversificadas tenha contribuído significativamente para o processo. Esperamos que as reflexões tecidas inspirem construções de diálogos e práticas de formação a respeito das relações étnico-raciais na psicologia, especialmente na área da psicologia clínica.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Alves, C. de O., Campos Bessa dos Santos, J., Alves Ferreira, M. E., Martins Albuquerque , G., Silva Zanolla, A., & Ferreira Sampaio, I. (2023). FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RELATO DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1562
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cláudia de Oliveira Alves, Universidade de Brasília

Psicóloga. Doutora e Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPsiCC), da Universidade de Brasília (2021/2013). Especialista em Terapia Familiar e de Casais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás/IEP (2016). Graduada em Psicologia (2010). Professora Adjunta no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Associada da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção em Saúde (BRAPEP) e membro do grupo diretor no biênio 2023-2024. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em psicologia clínica e psicologia comunitária, com atuação, principalmente, nos seguintes temas: Relações Étnico-Raciais; Relações de Gênero; Estudos Interseccionais; e Promoção de Saúde.

Júlia Campos Bessa dos Santos, Universidade de Brasília

Graduando em Psicologia - Universidade de Bras´ília 

Maria Eduarda Alves Ferreira, Universidade de Brasília

Graduando em Psicologia - Universidade de Bras´ília 

Gabriela Martins Albuquerque , Universidade de Brasília

Graduando em Psicologia - Universidade de Bras´ília 

Anita Silva Zanolla, Universidade de Brasília

Graduanda em Psicologia - Universidade de Bras´ília 

Iago Ferreira Sampaio, Universidade de Brasília

Graduando em Psicologia - Universidade de Bras´ília