O Cyberbullying escolar e a ofensa do direito a honra: A Justiça Restaurativa como forma de solução de conflitos

Conteúdo do artigo principal

Jaqueline Oliveira

Resumo

 


O presente  estudo tem como objeto de estudo o cyberbullying escolar, ademais tem por objetivo analisar e compreender esse fenômeno social, bem como averiguar se a aplicação de uma nova via de enfrentamento a esse tipo de violência escolar é capaz de proporcionar a responsabilização dos agressores, a reparação de dano e a restauração das vitimas e a reinserção destes atores sociais de forma digna no espaço social escolar. Está pesquisa se justifica visto que após virtualização da educação as praticas de violência migraram para o virtual de forma maciça tornando recorrentes as violações cometidas por crianças e adolescentes neste campo.Dito isto,  através da revisão bibliográfica esta pesquisa espera demonstrar que a aplicação da justiça restaurativa contribui para a não reincidência do agressor e promove a participação de ambas as partes no processo de tomada de decisão, isto resulta na responsabilidade do agressor, reparação da vitima e reinserção social de ambos.  

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, J., & De Morais Pereira Lago , A. C. (2024). O Cyberbullying escolar e a ofensa do direito a honra: A Justiça Restaurativa como forma de solução de conflitos. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(43). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1537
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jaqueline Oliveira, UniCesumar

Mestranda em Direitos da Personalidade pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da Universidade Unicesumar (UNICESUMAR), com enfoque nos instrumentos de efetivação dos direitos da personalidade; bolsista pela CAPES. E-mail: Jaqueline.lagoa.adv@gmail.com ORCID: 

Andréa Lago , UniCesumar

Possui Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1992); Pós-Graduação “Lato Sensu” em Direito Civil e Processual Civil pelo Institu- to Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (1998); Mestrado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (2011); Doutorado em Ciências Jurídicas pela Universidade do Minho, Portugal (2019); É Professora Permanente do programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas da universidade Unicesumar (2021); Docente do curso de graduação em Direito da universidade UNICESUMAR (2008); Pesquisadora do JusGov - Research Centre for Justice and Governance - Universidade do Minho-PT (2019); Líder do Grupo de Pesquisa “Clínica Jurídica Unicesumar” (CNPQ); Conciliadora e Mediadora Judicial (CNJ); Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Ci- dadania - CEJUSC Extensão Unicesumar; Conciliadora e Mediadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC Extensão Unicesumar; Coordenadora das Clínicas Jurídicas do curso de Direito da Universidade Cesu- mar; Sócia-administradora da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Mota & Lago LTDA; Advogada militante desde o ano de 1993, com atuação nas áreas de Direito de Família, Direito Empresarial, Direito Urbanístico-Imobiliário e Direito Digital, especialmente, ODR (On Line Dispute Resolution).