Abayomi, uma revisão teórica do brincar e identidade racial na Educação Infantil a theoretical review of playing and racial identity in Early Childhood Education

Conteúdo do artigo principal

Isabela Neves Moreno Barros

Resumo

Este trabalho pretende a partir de uma revisão bibliográfica compreender se o brincar pode contribuir
nos processos de identificação étnico-racial e dialogar sobre a importância dessas pautas na Educação
Infantil. Foram consultadas obras publicadas entre 2003 e 2022 nas bases: Periódicos Eletrônicos em
Psicologia (PEPSIC), Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A
pesquisa levantou sete estudos (entre artigos, dissertações e teses) e resultou em uma discussão
qualitativa e quantitativa, mostrando o que seria um consenso entre os estudiosos sobre o tema e
demais informações relevantes sobre como o brincar influi na formação identitária racial, relembrando
também as diversas possibilidades de recursos lúdicos presentes na escola e verificar se eles podem ser
facilitadores da constituição de autoimagem positiva para as crianças pretas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Neves Moreno Barros, I. (2024). Abayomi, uma revisão teórica do brincar e identidade racial na Educação Infantil: a theoretical review of playing and racial identity in Early Childhood Education. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(43). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1526
Seção
Artigos