Abayomi, uma revisão teórica do brincar e identidade racial na Educação Infantil a theoretical review of playing and racial identity in Early Childhood Education
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho pretende a partir de uma revisão bibliográfica compreender se o brincar pode contribuir
nos processos de identificação étnico-racial e dialogar sobre a importância dessas pautas na Educação
Infantil. Foram consultadas obras publicadas entre 2003 e 2022 nas bases: Periódicos Eletrônicos em
Psicologia (PEPSIC), Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A
pesquisa levantou sete estudos (entre artigos, dissertações e teses) e resultou em uma discussão
qualitativa e quantitativa, mostrando o que seria um consenso entre os estudiosos sobre o tema e
demais informações relevantes sobre como o brincar influi na formação identitária racial, relembrando
também as diversas possibilidades de recursos lúdicos presentes na escola e verificar se eles podem ser
facilitadores da constituição de autoimagem positiva para as crianças pretas.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).