FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ABORDAGEM DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente pesquisa objetivou analisar a abordagem da temática sobre as relações étnico-raciais e seus impactos entre estudantes concluintes do curso de licenciatura em Educação Física. Para tanto, trinta e quatro participantes responderam questionário com questões abertas e fechadas versando sobre a abordagem da relação étnico-racial na trajetória de formação profissional. A análise dos dados permitiu detectar a ausência do conteúdo de maneira sistemática entre os conteúdos do projeto pedagógico do curso e que a temática foi abordada esporádica e aleatoriamente, considerando que apenas parte dos participantes indicaram ter tido o conteúdo em algum momento da trajetória acadêmica. Entre os impactos, salientamos o receio e a percepção de despreparo para a atuação profissional futura, frente ao cenário educacional plural que encontrarão. A maioria das/os participantes reconhece a importância desses conhecimentos na formação profissional e sugerem, para compensar a ausência da abordagem, efetividade e sistematização desse conteúdo em pelo menos uma disciplina do curso, a busca de conhecimentos em grupos de pesquisas e movimentos sociais. Vinte anos da implementação da Lei 10.639/03 e ainda temos indicadores apontando descasos na sua plena efetivação em diversos contextos e níveis educacionais.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).