FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ABORDAGEM DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL

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Karine Antônia da Silva
Adriana Inês de Paula

Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar a abordagem da temática sobre as relações étnico-raciais e seus impactos entre estudantes concluintes do curso de licenciatura em Educação Física. Para tanto, trinta e quatro participantes responderam questionário com questões abertas e fechadas versando sobre a abordagem da relação étnico-racial na trajetória de formação profissional. A análise dos dados permitiu detectar a ausência do conteúdo de maneira sistemática entre os conteúdos do projeto pedagógico do curso e que a temática foi abordada esporádica e aleatoriamente, considerando que apenas parte dos participantes indicaram ter tido o conteúdo em algum momento da trajetória acadêmica. Entre os impactos, salientamos o receio e a percepção de despreparo para a atuação profissional futura, frente ao cenário educacional plural que encontrarão. A maioria das/os participantes reconhece a importância desses conhecimentos na formação profissional e sugerem, para compensar a ausência da abordagem, efetividade e sistematização desse conteúdo em pelo menos uma disciplina do curso, a busca de conhecimentos em grupos de pesquisas e movimentos sociais. Vinte anos da implementação da Lei 10.639/03 e ainda temos indicadores apontando descasos na sua plena efetivação em diversos contextos e níveis educacionais.

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Como Citar
Silva, K. A. da, & Paula, A. I. de. (2024). FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ABORDAGEM DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(43). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1525
Seção
Artigos