TRANSVERSALIDADES ENTRE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAIS QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS À LUZ DO PARADIGMA CIDADES MIL

Conteúdo do artigo principal

LAURO SERGIO RODRIGUES DA SILVA
ADEBARO ALVES DOS REIS

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo reflexionar sobre em que medida o paradigma Cidades MIL se articularia, na perspectiva da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) envolvendo a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e a Educação para a Cidadania Global, de forma interdisciplinar, transversal e transdisciplinar às estratégias de desenvolvimento territorial quilombola com sustentabilidade socioambiental na Amazônia, de forma a possibilitar às/aos educandas/os quilombolas contribuírem para a construção de um mundo mais inclusivo, justo e pacifico através da conquista do apoderamento, autonomia e emancipação socioeconômica e Ambiental de seus territórios, diante das diversas geopolíticas de dominação do espaço amazônico. Os resultados do trabalho evidenciaram convergências entre o paradigma Cidades MIL e as perspectivas ontológicas, teleológica e cosmográficas que conformam as estratégias de resiliência quilombola em terras brasílicas.

Detalhes do artigo

Como Citar
RODRIGUES DA SILVA, L. S., & ALVES DOS REIS, A. (2024). TRANSVERSALIDADES ENTRE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAIS QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS À LUZ DO PARADIGMA CIDADES MIL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(43). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1523
Seção
Artigos
Biografia do Autor

LAURO SERGIO RODRIGUES DA SILVA, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

Assistente Social; Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros; Participante do Grupo de Trabalho (IFPA-Campus Cametá/IMC-Instituto Mirico Cota/Quilombo São Benedito) o qual discute a implantação de uma Escola-Polo Quilombola no Quilombo São Benedito, em Cametá (PA), região do Baixo Tocantins; Participante do Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva na Amazônia: Núcleo de Excelência em Pesquisa Clínica na Atenção Básica, Linha de Pesquisa: Avaliação e Monitoramento da qualidade dos serviços e Tecnologias de Saúde, da Universidade Federal do Pará; Participante do Grupo de Pesquisa Natureza, Desenvolvimento e Sustentabilidade na Amazônia (NADESA), vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiencia na área de Legislação Ambiental especificamente sobre Código Florestal Brasileiro, Crédito Rural e Empreendimentos Agroflorestais; Discente do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; possui experiência em Linguagem de Programação em Visual Basic; Banco de Dados Microsoft ACCESS. Servidor Público Federal, Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI); é Coordenador de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Institucional do Campus Tucurui do IFPA; Membro representante do Campus Tucurui do Instituto Federal do Pará (IFPA) junto a Comissão de Acompanhamento do Programa Asurini da ELETRONORTE, instituída pela Justiça Federal em Tucurui (PA). Possui experiencia nas áreas de: Gestão Estratégica Organizacional; Gestão de Pessoas.

ADEBARO ALVES DOS REIS, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

Possui graduação em Economia , Especialização em Economia Solidária, Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Tópico Úmido pela Universidade Federal do Pará/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA (2011-2015). Atualmente é Professor do ensino básico, técnico, graduação e pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal. Pesquisador do CNPq. Coordenador da Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários - INCUBITEC/IFPA Campus Castanhal. Lider do Grupo de Pesquisa em Cooperativismo, Economia Solidária e Desenvolvimento Rural Sustentável (GECOOPES). Miembro del grupo de investigación internacional ?Cooperativismo, Desarrollo Rural y Emprendimientos Solidarios enla Unión Europeay Latinoamérica? (COODRESUEL) da Universidad de Alicante - Espanha. Foi vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do IFPA Campus Castanhal (2013-2015). Atua principalmente nas seguintes áreas: Economia Agrária e dos Recursos Naturais, Desenvolvimento Sustentável, Cooperativismo, Economia Solidária, Inovação e Tecnológica Social e Incubação Tecnológica de Cooperativas e Empreendimentos Solidários.