TRANSVERSALIDADES ENTRE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAIS QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS À LUZ DO PARADIGMA CIDADES MIL
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Resumo
O presente trabalho teve por objetivo reflexionar sobre em que medida o paradigma Cidades MIL se articularia, na perspectiva da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) envolvendo a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e a Educação para a Cidadania Global, de forma interdisciplinar, transversal e transdisciplinar às estratégias de desenvolvimento territorial quilombola com sustentabilidade socioambiental na Amazônia, de forma a possibilitar às/aos educandas/os quilombolas contribuírem para a construção de um mundo mais inclusivo, justo e pacifico através da conquista do apoderamento, autonomia e emancipação socioeconômica e Ambiental de seus territórios, diante das diversas geopolíticas de dominação do espaço amazônico. Os resultados do trabalho evidenciaram convergências entre o paradigma Cidades MIL e as perspectivas ontológicas, teleológica e cosmográficas que conformam as estratégias de resiliência quilombola em terras brasílicas.
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