CORPORALIDADES, LINGUAGENS E LITERATURAS UMA TRAJETÓRIA AFROCIENTISTA
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Resumo
O presente texto trata-se de um relato de experiência do bolsista de graduação que acompanhou o trabalho desenvolvido com literatura e linguagens feito com um grupo de oito bolsistas do Ensino Médio de escola da Rede Estadual de Ensino do município de Uberlândia, atendidos pelo projeto Afrocientista/ABPN/INSTITUTO UNIBANCO no ano letivo de 2022, intitulado Afrocientistas YALODE-GEPLAFRO - travessias com a linguagem, localização, centralidade e agência negra, desenvolvido no âmbito do núcleo correlato YALODE – GEPLAFRO/CNPq/UFU (Coletivo de Estudos e Pesquisa em Poéticas Afrolatinoamericanas e Educação para as Relações Étnico-raciais), que tinha por objetivo esgarçar os limites entre a unidade escolar e a universidade, na busca de criação de um único território de formação para os jovens bolsistas do projeto. Para tanto, promoveu atividades de formação, especialmente na área de linguagens e literatura, buscando ampliar as condições dos estudantes de colocarem-se como agentes críticos e reflexivos em seus contextos no tocante a sua inserção na universidade e no acesso e difusão de práticas discursivas antirracistas.
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