PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REPRESENTAÇÕES: experiências no Projeto Afrocientista – NEAB GERA/UFPA – 2022
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo trata das experiências desenvolvidas no âmbito do Projeto Afrocientista, efetivadas em sua terceira edição, por meio do NEAB GERA/UFPA. O artigo centra-se nas percepções dos(as) estudantes partícipes, mediante investigação de seus registros nas atividades relativas aos encontros formativos encaminhados com a participação de professores(as) especialistas no campo das discussões promovidas no Projeto. O objetivo consiste em produzir uma inflexão acerca do potencial das práticas pedagógicas na promoção de uma educação antirracista junto a estudantes do Ensino Médio. Para as reflexões sobre práticas pedagógicas, representações, a realidade do ser negro, o Ensino Médio e a ERER e este nível de ensino, nos subsidiamos em Maria Amélia Franco (2016), Roger Chartier (1991), Neuza Souza (1983), Nora Krawczyk (2011) e Wilma Coelho e Milena Silva (2021) respectivamente. Assim, entendemos que as práticas pedagógicas comprometidas com a Educação das Relações Étnico-Raciais, mediante as ações propostas no Projeto Afrocientista, se desdobram nas representações dos(as) estudantes no tocante ao racismo, preconceito e discriminação racial. São representações que informam as manutenções históricas ou contemporâneas que se presentificam em suas experiências, como também sinalizam as apreensões que fazem na perspectiva de alterações em suas trajetórias.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).