PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REPRESENTAÇÕES: experiências no Projeto Afrocientista – NEAB GERA/UFPA – 2022

Conteúdo do artigo principal

Wilma de Nazaré Baía Coelho
Nicelma Josenila Costa de Brito
Milena Farias e Silva
Larissa Estumano Soares

Resumo

O presente artigo trata das experiências desenvolvidas no âmbito do Projeto Afrocientista, efetivadas em sua terceira edição, por meio do NEAB GERA/UFPA. O artigo centra-se nas percepções dos(as) estudantes partícipes, mediante investigação de seus registros nas atividades relativas aos encontros formativos encaminhados com a participação de professores(as) especialistas no campo das discussões promovidas no Projeto. O objetivo consiste em produzir uma inflexão acerca do potencial das práticas pedagógicas na promoção de uma educação antirracista junto a estudantes do Ensino Médio. Para as reflexões sobre práticas pedagógicas, representações, a realidade do ser negro, o Ensino Médio e a ERER e este nível de ensino, nos subsidiamos em Maria Amélia Franco (2016), Roger Chartier (1991), Neuza Souza (1983), Nora Krawczyk (2011) e Wilma Coelho e Milena Silva (2021) respectivamente. Assim, entendemos que as práticas pedagógicas comprometidas com a Educação das Relações Étnico-Raciais, mediante as ações propostas no Projeto Afrocientista, se desdobram nas representações dos(as) estudantes no tocante ao racismo, preconceito e discriminação racial. São representações que informam as manutenções históricas ou contemporâneas que se presentificam em suas experiências, como também sinalizam as apreensões que fazem na perspectiva de alterações em suas trajetórias.   

Detalhes do artigo

Como Citar
Coelho, W. de N. B., Brito, N. J. C. de, Silva, M. F. e, & Soares, L. E. (2023). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REPRESENTAÇÕES:: experiências no Projeto Afrocientista – NEAB GERA/UFPA – 2022. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(Edição Especial), 35–57. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1499
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Nicelma Josenila Costa de Brito, UFRA

outora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Educação pelo mesmo programa (2010). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000). Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - GERA, da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. 

Milena Farias e Silva, UFPA

Graduada em História pela Universidade Federal do Pará. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA), Bolsista de Iniciação Científica do CNPq (2020-2022) e do Projeto Afrocientista - NEAB GERA/UFPA (2021-2022). Bolsista a de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A (2023-Atual). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN.

Larissa Estumano Soares, UFPA

Licenciada em História pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Mestranda na linha de Currículo do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais- NEAB GERA/UFPA. Membra da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e da Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH). Foi bolsista de Iniciação Científica-PIBIC/CNPq (2020-2022) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/CAPES (2018-2020).