ENCRUZILHADAS ENTRE HISTÓRIAS E ALGUMAS ANÁLISES DO AFROCIENTISTA-NACIONAL EM 2022
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Resumo
Este artigo tem a intenção de evidenciar algumas das memórias do projeto Afrocientista em âmbito nacional, projeto este realizado pela ABPN e com apoio do Instituto Unibanco. Quanto aos aspectos históricos, buscar-se-á tratar desde a primeira edição do projeto. Quanto às análises de impactos, dedica-se aos resultados da terceira edição, em 2022, acerca de dois eixos: i) concepções e sobre racismo; ii) impactos do projeto na perspectiva de estudantes bolsistas da educação básica. Este é um projeto de intensa complexidade por articular instâncias formativas distintas (escolas de educação básica, ensino técnico-profissional, instituições de ensino superior, e movimentos sociais do povo negro), bem como por ser um projeto extenso nacionalmente (12 NEAB(I)S ou grupo correlato nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste) com 100 estudantes bolsistas da educação básica, 12 bolsistas de graduação, 21 escolas participantes e muitos/as colaboradores/as. Considerando uma análise dos relatos aos questionários iniciais e finais a partir de Lüdke e André (2012) foi possível perceber mudanças em 95,6% na concepção de racismo, especialmente ao que tange uma maior percepção de atitudes e falas racistas no cotidiano, maior posicionamento em falas e comportamentos acerca do tema e o entendimento do caráter estrutural do racismo. Quanto aos impactos, a maioria dos/as bolsistas indicou impactos tanto no âmbito escolar como pessoal. Assim, reiterando o intuito de promover mobilização coletiva para a construção de contextos equânimes e justos, inclusive no âmbito da produção e acesso aos conhecimentos científicos a partir da intelectualidade negra, o Afrocientista enfatiza a relevância em atentar-se para jovens negros/as de modo a incentivar talentos e contribuir com espaços que representam aquilombamentos contemporâneos.
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