DESAFIOS PARA MULHERES NEGRAS ENFRENTAREM DESIGUALDADES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS

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Mayara Vivian dos Prazeres Cruz
Fernando César Almada Santos
Paula Maria Teixeira Rattis
Rita de Cássia Arruda Fajardo

Resumo

O objetivo principal deste artigo é compreender, a partir de uma pesquisa qualitativa, as principais dificuldades enfrentadas por estudantes negras nos cursos de graduação em Engenharia na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Não obstante o acesso de grupos minoritários brasileiros ao ensino superior vem aumentando ao longo dos anos, ainda é preciso analisar estas mudanças sob uma ótica mais crítica, principalmente no que tange ao acesso de mulheres negras ao ensino superior. Com base em pesquisa bibliográfica, para as mulheres negras as principais desigualdades encontradas foram: perfis econômico, social e familiar; presença e desempenho no ensino superior e em cursos de graduação em Engenharia. Nos resultados, após mostrar as particularidades dessas desigualdades, são propostas possibilidades para mulheres negras enfrentarem tais situações que levam a sentimentos como desmotivação, não pertencimento e baixa autoestima.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cruz, M. V. dos P., Santos, F. C. A., Rattis, P. M. T., & Fajardo, R. de C. A. (2022). DESAFIOS PARA MULHERES NEGRAS ENFRENTAREM DESIGUALDADES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(42), 30–57. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1465
Seção
Dossiê Temático