DESAFIOS PARA MULHERES NEGRAS ENFRENTAREM DESIGUALDADES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo principal deste artigo é compreender, a partir de uma pesquisa qualitativa, as principais dificuldades enfrentadas por estudantes negras nos cursos de graduação em Engenharia na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Não obstante o acesso de grupos minoritários brasileiros ao ensino superior vem aumentando ao longo dos anos, ainda é preciso analisar estas mudanças sob uma ótica mais crítica, principalmente no que tange ao acesso de mulheres negras ao ensino superior. Com base em pesquisa bibliográfica, para as mulheres negras as principais desigualdades encontradas foram: perfis econômico, social e familiar; presença e desempenho no ensino superior e em cursos de graduação em Engenharia. Nos resultados, após mostrar as particularidades dessas desigualdades, são propostas possibilidades para mulheres negras enfrentarem tais situações que levam a sentimentos como desmotivação, não pertencimento e baixa autoestima.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).