REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA E AÇÕES AFIRMATIVAS: ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO EM SALVADOR – BAHIA
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Resumo
Este artigo discute acerca da representatividade de mulheres negras na ciência e as ações afirmativas no Instituto Federal em Salvador, Bahia. A investigação buscou compreender em que medida a própria presença de docentes negras da área de Ciências em sala de aula pode contribuir para a implementação da Lei nº 10.639/2003 no Instituto Federal da Bahia, campus Salvador. Realizou-se um estudo de caso de abordagem qualitativa e exploratória quanto aos objetivos. Utilizaram-se a entrevista semiestruturada e a análise do discurso sócio-histórico crítico. Constatou-se que a negação da presença negra nos espaços educativos ocorre de diferentes maneiras, tanto no currículo formal quanto na relação professor(a) – estudante. Construir uma autoestima positiva e se tornar parte do espaço acadêmico inclui se reconhecer e ser reconhecida(o) pela(o) outra(o) como membra(o). Considerando que o padrão hegemônico é branco, masculino, classe média, heterossexual, ter na instituição docentes negras pode ser um elemento importante no processo de afiliação simbólica das(os) estudantes.
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