REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA E AÇÕES AFIRMATIVAS: ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO EM SALVADOR – BAHIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo discute acerca da representatividade de mulheres negras na ciência e as ações afirmativas no Instituto Federal em Salvador, Bahia. A investigação buscou compreender em que medida a própria presença de docentes negras da área de Ciências em sala de aula pode contribuir para a implementação da Lei nº 10.639/2003 no Instituto Federal da Bahia, campus Salvador. Realizou-se um estudo de caso de abordagem qualitativa e exploratória quanto aos objetivos. Utilizaram-se a entrevista semiestruturada e a análise do discurso sócio-histórico crítico. Constatou-se que a negação da presença negra nos espaços educativos ocorre de diferentes maneiras, tanto no currículo formal quanto na relação professor(a) – estudante. Construir uma autoestima positiva e se tornar parte do espaço acadêmico inclui se reconhecer e ser reconhecida(o) pela(o) outra(o) como membra(o). Considerando que o padrão hegemônico é branco, masculino, classe média, heterossexual, ter na instituição docentes negras pode ser um elemento importante no processo de afiliação simbólica das(os) estudantes.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).