REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA E AÇÕES AFIRMATIVAS: ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO EM SALVADOR – BAHIA

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Caliane Costa dos Santos da Conceicao
Antônio Roberto Xavier

Resumo

Este artigo discute acerca da representatividade de mulheres negras na ciência e as ações afirmativas no Instituto Federal em Salvador, Bahia. A investigação buscou compreender em que medida a própria presença de docentes negras da área de Ciências em sala de aula pode contribuir para a implementação da Lei nº 10.639/2003 no Instituto Federal da Bahia, campus Salvador. Realizou-se um estudo de caso de abordagem qualitativa e exploratória quanto aos objetivos. Utilizaram-se a entrevista semiestruturada e a análise do discurso sócio-histórico crítico. Constatou-se que a negação da presença negra nos espaços educativos ocorre de diferentes maneiras, tanto no currículo formal quanto na relação professor(a) – estudante. Construir uma autoestima positiva e se tornar parte do espaço acadêmico inclui se reconhecer e ser reconhecida(o) pela(o) outra(o) como membra(o). Considerando que o padrão hegemônico é branco, masculino, classe média, heterossexual, ter na instituição docentes negras pode ser um elemento importante no processo de afiliação simbólica das(os) estudantes.

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Santos da Conceicao, C. C., & Xavier, A. R. (2024). REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA E AÇÕES AFIRMATIVAS: ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO EM SALVADOR – BAHIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(43). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1410
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Caliane Costa dos Santos da Conceicao, Secretaria Estadual de Educação da Bahia

Pós graduação no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, Bahia, BR. coordenadora Pedagógica (Colégio Estadual Albérico Gomes Santana). https://orcid.org/0000-00025057-6601 

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Pós-doutor e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (Sociologia) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduado em Pedagogia pela Faculdades Kurius (FAK). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e do Curso de Graduação em Administração Pública Presencial, ambos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPPP), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1) Planejamento, Políticas Públicas e Estado Democrático de Direitos; 2) Saberes Populares, Conhecimento Tradicional, Etnociência e Sustentabilidade; 3) Patrimônios, História, Memória e Sociedade; 4) Metodologia da Escrita e da Pesquisa Científicas. Desenvolve também pesquisas em História e Cultura Afro-brasileira e Africana; Biografias; Relações Étnico-raciais; Segurança Pública, Autoritarismo Político e Crime Organizado; Direitos Humanos e Sistema Penitenciário; Cultura Digital; Família, Gênero e Geração; Museologia; Gestão Ambiental; Teoria e Metodologia da História; Micro-História e História Oral; Saberes Populares, Povos Originários, Comunidades Tradicionais e Sociobiodiversidade; Fundamentos Históricos, Filosóficos, Sociológicos e Antropológicos da Educação. É Líder do Grupo de Pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS/CNPq); Vice-líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará (GEPHEC/CNPq). É Membro Efetivo da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP (2021...).