O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como via de acesso ao Ensino Superior: expectativas de jovens negros da Região Metropolitana de Curitiba

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Kelvy Kadge Oliveira Nogueira
Paulo Vinicius Baptista da Silva

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a análise descritiva das expectativas de ingresso no Ensino Superior de jovens negros da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), identificadas no questionário socioenômico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2013. Usamos os microdados desse questionário com variáveis relacionadas ao perfil de inscritos, a situação de conclusão no Ensino Médio e aos motivos de participação no exame. Os resultados indicaram no perfil de participantes do Enem 25,2% de autodeclarados pretos e pardos (negros) e 70,6% de brancos. Ingressar no Ensino Superior público foi o motivo mais relevante para participar do Enem, tanto para jovens negros (85,6%) como para jovens brancos (85,9%). Entretanto das expectativas de acesso ao Ensino Superior e o ingresso de fato, há uma longa trajetória que se percorre de maneira diferente entre jovens negros e brancos.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira Nogueira, K. K., & Baptista da Silva, P. V. (2024). O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como via de acesso ao Ensino Superior: expectativas de jovens negros da Região Metropolitana de Curitiba. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(43). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1364
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Kelvy Kadge Oliveira Nogueira, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2003), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Internacional de Curitiba (2005), mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015) na linha de Políticas Educacionais e doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. Servidora da UFPR atua como pedagoga na Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade.