Populações Negras e Produção Acadêmica sobre Educação Escolar Quilombola
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: O artigo analisa os caminhos da intelectualidade negra e sua inserção na produção acadêmica que aborda a Educação Escolar Negra e Quilombola, referenciando teoricamente os saberes emancipatórios construídos nas lutas sociais. Apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa-ação-crítico-colaborativa, enfocando a dimensão epistêmica da produção do pensamento das populações negras e quilombolas organizadas e ocupando espaços de poder e saber. Integra revisão bibliográfica, considerando os obstáculos da política de indexação e ressaltando a presença majoritária de mulheres negras nas produções acadêmicas sobre educação escolar quilombola, com aumento a partir de 2016 associados à Educação das Relações Étnico-Raciais.
Detalhes do artigo
Como Citar
Alves-Brito, A., Meinerz, C. B., Pereira, E., & Silveira, L. da S. (2024). Populações Negras e Produção Acadêmica sobre Educação Escolar Quilombola. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(43). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1363
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).