TINHA QUE SER PRETO! POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA POR MEIO DO CIBERATIVISMO NA REDE SOCIAL INSTAGRAM

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Beatriz Gomes Cornélio
Marie Luce Tavares

Resumo

Este trabalho buscou analisar o ativismo negro na rede social Instagram, enquanto uma possibilidade educativa e antirracista. Para tanto, observou-se o perfil Tinha Que Ser Preto (TQSP) para tecer as considerações aqui propostas. Metodologicamente, foi realizado estudo bibliográfico e análise do conteúdo de uma das postagens do perfil supracitado. Como resultados, observou-se que a página TQSP aciona estratégias de mobilização na luta contra o racismo por meio da divulgação de saberes que muitas vezes não são abordados pelos currículos escolares, mas que demonstram ser importantes para a história e cultura afro-brasileira. Tendo em vista a importância do acesso à educação para a população negra, constatou-se que o perfil analisado pode ser entendido como um espaço educador antirracista articulado ao Movimento Negro brasileiro.

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Como Citar
Cornélio, B. G., & Tavares, M. L. (2022). TINHA QUE SER PRETO! POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA POR MEIO DO CIBERATIVISMO NA REDE SOCIAL INSTAGRAM. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(42), 444–463. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1362
Seção
Artigos