“BRASIL CHEGOU A VEZ DE OUVIR AS MARIAS, MAHINS, MARIELLES, MALÊS!!!” EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA UNIVERSIDADE

Conteúdo do artigo principal

Amauri Mendes Pereira
Luiz Fernandes de Oliveira
Rosemari Maria da Conceição

Resumo

O artigo aborda o contexto da implantação da disciplina ERER-Educação e Relações Étnico-Raciais para licenciaturas de uma universidade pública, como um momento desafiador para a educação progressista. Expõe um olhar sobre a trajetória da agência educacional, social e política do Movimento Negro, vistas como fundamentais para a conquista das leis 10.639/03 e 11.645/08, e para a crescente legitimação política-institucional dos Estudos de Relações Raciais-ERR aplicados à educação. Apresenta, também, os pontos de partida teóricos que orientaram a concepção da disciplina, e discute desafios à sua efetivação, assim como estratégias, temas, conteúdos, referências, e as formas de avaliação escolhidos-propostos, como dinamizadores didático-pedagógicos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mendes Pereira, A., de Oliveira, L. F., & da Conceição, R. M. (2022). “BRASIL CHEGOU A VEZ DE OUVIR AS MARIAS, MAHINS, MARIELLES, MALÊS!!!” EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA UNIVERSIDADE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(41), 384–314. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1358
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luiz Fernandes de Oliveira, UFRRJ

Luiz Fernandes de Oliveira

Doutor em Educação - PUC-RJ. Mestre em Educação-UERJ - Prof. Associado na Licenciatura em Educação no campo, Movimentos sociais e Diversidade-UFRRJ

Rosemari Maria da Conceição, UFRJ

Rosemari Maria da Conceição

Doutoranda em História e Crítica da Arte, no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro ((UFRJ PPGAV). Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).