HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES DE QUÍMICA NO ESTADO MAIS BRANCO DO BRASIL

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Rhaysa Terezinha Gonzaga
Fábio Peres Gonçalves

Resumo

Após longos anos da criação da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade da abordagem da história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica, há indicativos de certa morosidade da formação docente contemplá-la. Assim, se investigou como se caracteriza a abordagem da história e cultura africana e afro-brasileira na formação inicial de professoras/es de Química no estado de Santa Catarina. A investigação realizada teve como fontes de informações qualitativas Projetos Pedagógicos de Curso de Licenciatura em Química de quatro instituições e entrevistas semiestruturadas com licenciandas/os e que foram submetidas à análise textual discursiva. Destacam-se abordagens superficiais da história e cultura africana e afro-brasileira no Ensino de Química, ocultando a resistência da população negra no Brasil.

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Como Citar
Gonzaga, R. T., & Gonçalves, F. P. (2022). HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES DE QUÍMICA NO ESTADO MAIS BRANCO DO BRASIL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(41), 306–332. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1314
Seção
Artigos