INVISIBILIDADE DO PROTAGONISMO NEGRO FEMININO E O DESIGN DE GAMES: MERCADO, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO

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Eudaldo Francisco dos Santos Filho
Beatriz Ramos da Silva

Resumo

O presente artigo trata sobre os fatores mercadológicos, sociais e de produção que interferem na baixa representação da mulher negra na indústria de jogos digitais. Tal problemática é abordada com estudos como o de Davis (2016) e Djamila Ribeiro (2019), que confirmam como o racismo e sexismo afetam negativamente a presença das mulheres negras em diferentes ambientes e mídias. Tal fenômeno ocorre principalmente na mídia dos jogos, causando invisibilidade. Além disso, é feita uma abordagem dentro do campo do design com autores como Buchanan (2001) e Rogers (2014) para entender o contexto do desenvolvimento de jogos digitais.

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Como Citar
Santos Filho, E. F. dos, & Silva, B. R. da. (2021). INVISIBILIDADE DO PROTAGONISMO NEGRO FEMININO E O DESIGN DE GAMES: MERCADO, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(38), 119–138. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1206
Seção
Artigos