A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E SUA PRODUÇÃO IDENTITÁRIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida no ano de 2020, cujo objetivo principal foi investigar como se dá a representação dos negros nos manuais didáticos de História à luz da Lei 10.639/2003 que incluiu a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira em todos os currículos oficiais das escolas brasileiras. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizadas análises comparativas em 44 manuais didáticos de História adotados em escolas públicas entre 1910 e 2018, a fim de averiguar e apontar as adequações e permanências em relação à representação, à cultura e à história do afrodescendente nesses livros. Os resultados das análises apontaram para o fato de que depois da implementação da Lei 10.639/2003 ocorreram modificações graduais positivas em relação à inserção dos conteúdos de história e cultura africana nos livros didáticos. Contudo, percebe-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido na educação para a desconstrução dos preconceitos contra o negro na sociedade brasileira.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).