CONTANDO E RECONTANDO A ÁFRICA, JEITOS DE SENTIR AS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A LEI 10.639/2003
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo trata-se de uma Proposta de Ensino para a lei 10.639 que instituiu em 2003 a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Este trabalho teve como recurso metodológico a realização de atividades que contemplassem a inclusão no currículo escolar a história do legado cultural africano, que permitiu a um grupo de crianças alcançarem novos conceitos acerca do ser negro, realizado na escola Educar SESC unidade Crato-Ce. Diante do que foi exposto concluímos que é urgente um trabalho que reconheça a pluralidade da sociedade brasileira, pois a escola deve constituir nos seus espaços a discussão sobre as relações étnicas raciais no intuito de romper com pensamentos e atitudes racistas presentes no seu interior.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).