RACISMO BIOLÓGICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINAR-CUIDAR A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

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Valdeci Silva Mendes
Candida Soares da Costa
Rosa Lúcia Rocha Ribeiro

Resumo

Objetiva-se apresentar a identificação do racismo biológico no contexto da formação em enfermagem e explicitar como que se tem mantido essa ideologia na formação com implicações aos cuidados de saúde direcionados à população negra. Estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa que teve como orientação de análise a teoria da sociologia compreensiva. Por meio de aporte teórico buscou-se conhecer o processo de profissionalização da enfermagem no Brasil. Entre as técnicas de coleta de dados com vistas a conhecer a aprendizagem do cuidar e o ensinar-cuidar de pacientes negros, ocorreram entrevistas com perguntas abertas e aplicação de questionário de identificação do perfil profissional com 16 profissionais docentes enfermeiros e enfermeiras de um Curso de Enfermagem de Nível Superior no Estado de Mato-Grosso. As informações foram analisadas por meio da técnica de análise temática de conteúdo.  O racismo biológico presente na formação em enfermagem tem provido incoerências na forma em que os profissionais docentes enfermeiros e enfermeiras avaliam o binômio saúde/doença e dessa forma tem repercutido desfavoravelmente ao ensinar-cuidar de membros da população negra. É preciso resignificar e constituir outras bases epistemológicas para formação de profissionais da área da enfermagem.

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Como Citar
Mendes, V. S., Costa, C. S. da, & Ribeiro, R. L. R. (2015). RACISMO BIOLÓGICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINAR-CUIDAR A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 7(16), 190–213. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/104
Seção
Dossiê Temático