RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Amanaiara Conceição de Santana Miranda

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência docente-pesquisante com crianças pequenas. A escuta sensível é o principal método utilizado com crianças para dar direcionamento ao fazer pedagógico e à pesquisa empreendida. A partir dessa visão, o trabalho pedagógico apresenta uma perspectiva multidisciplinar, agregando interfaces entre filosofia, sociologia e educação, para provável êxito na educação infantil. A atitude filosófica em ação permite propagar as experiências das crianças em relação a gênero, raça, dentre outras temáticas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Miranda, A. C. de S. (2020). RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 241–256. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1011
Seção
Dossiê Temático
Biografia do Autor

Amanaiara Conceição de Santana Miranda, SMED

Pedagoga, mestrado e doutorado ambos pela Universidade Federal da Bahia. Professora e Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação – SMED. Pesquisadora do NGEAALC/UNEB e ENLACE/UNEB. amanaiaramiranda@gmail.com