A CONSTITUIÇÃO DE CORPOS NEGROS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O LUGAR DA IDENTIDADE E DO PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo pretende discutir a constituição da identidade étnico-racial de crianças, em uma instituição de Educação Infantil, localizada na cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, visa explicitar como o corpo funciona como principal meio de se comunicar, no processo de construção identitária, particularmente, para as crianças negras. Entre os objetivos da pesquisa, buscou-se compreender se – e como – as crianças em idade pré-escolar compreendiam a identificação étnico-racial. O referencial teórico foi constituído em especial por aqueles que consideram a raça uma construção social. Em termos metodológicos, optou-se pela abordagem etnográfica. Os resultados mostraram que crianças de pouca idade conheciam e empregavam as categorias étnico-raciais e; verbalizavam o desejo de ter características associadas ao grupo de pessoas brancas, sendo o cabelo e a tonalidade da pele, as mais mencionadas. Tudo isso apontou para o fato de que os sentidos e os significados dados a brancos e negros já foram apropriados pelas crianças.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).