Prezadas/os Leitoras/es,

 

É com satisfação que essa editoria apresenta o dossiê temático “Ecos das narrativas: Ego-História e biografias intelectuais – Um repertório de (das) historiadoras Negras no Brasil (1990-2020)” da Revista da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Todavia, permanecemos nessa crise civilizatória (pandemia de Covid-19, crise econômica e, sobretudo, crise política) que afeta de maneira muito particular nossas instituições de ensino, professores/professoras, discentes e a nós: a população negra. Desta forma, manifestamos aqui nossa solidariedade com todos/as nossos/os irmãos e irmãs e desejamos força para o momento.

Este dossiê, foi organizado por Stephane Ramos (Doutoranda em História da UnB) e Flávio Gomes (professor da UFRJ e pesquisador do CNPq). Esse dossiê, tem como objetivo, ser um instrumento teórico metodológico de problematização e da busca de saberes e práticas para fins do direito à cidade dos grupos historicamente excluídos e segregados de todo o capital socioeconômico, político e cultural das urbes brasileiras.

Ainda precisamos conhecer mais sobre história intelectual e a partir dela uma história da historiografia da escravidão e da pós-emancipação no tempo presente. Identificar inflexões, transformações, influenciadores, paradigmas intelectuais, contextos acadêmicos, instituições, diálogos teóricos, implicações metodológicas, escolhas, silêncios, mercado editorial e orientações políticas. Reflexões historiográficas diversas ganham sentidos quando articuladas as histórias intelectuais, conectando personagens, experiências e contextos de produção.

Ainda completam este número, oito artigos em fluxo contínuo, produções sobre temáticas variadas, que contribuem para a temática e a promoção da equidade racial, e fortalecem o diálogo e as discussões sobre as relações étnico-raciais.

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, ao Conselho Editorial, ao Conselho Consultivo, à Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação desse número e que tornaram factível sua continuidade. Convidamos os/as leitores/as a navegarem por essas narrativas aqui compartilhadas.

 

Modupé!

Publicado: 2021-02-28

APRESENTAÇÃO

Mércia Otaviana Barbosa de Sá, Anna Mª Canavarro Benite, Cintia Camargo Vianna, José Antonio Novaes da Silva

1-2

TINTAS NEGRAS NOS ESCRITOS DA LIBERDADE

Ana Flávia Magalhães Pinto

10-28

NUM CORPO SÓ: ENSINO E PESQUISA

Iamara da Silva Viana

56-79

CORAÇÕES IJEXÁ

Isabel Cristina Ferreira dos Reis

80-92

ATLÂNTICOS SEM MARGENS

Luciana da Cruz Brito

118-131

RETRATOS E VOZES: DOS PROTAGONISMOS NEGROS

Maria Cláudia Cardoso Ferreira

149-161

DESEMBARQUES DE MEMÓRIAS

Nilma Teixeira Accioli

162-175

INSERÇÕES, ARQUIVOS E ESTUDOS

Valéria Gomes Costa

214-241

HISTÓRIA COMO MISSÃO

Wlamyra Ribeiro de Albuquerque

260-270

ANOTAÇÕES AFRICANAS EM AGENDAS ATLÂNTICAS

Stephane Ramos, Flávio Gomes

132-148

O “BRANCO NA BRANQUITUDE” E O “BRANCO ANTIRRACISTA”

Leonildo Severino da Silva, Emanuelle Freitas Góes

521-533