O NEGRO-ACADÊMICO E AS TENSÕES ENTRE O QUERER-SER-PERTENCER EM ESPAÇOS EXCLUDENTES

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Ronan da Silva Parreira Gaia

Resumo

Este artigo busca refletir os entraves enfrentados pelos sujeitos negros enquanto pesquisadores dentro do cenário acadêmico brasileiro. Tal debate torna-se complexo à medida em que atravessa a tradição histórica da ciência ocidental que coloca o negro em posição de subalternidade, objeto de pesquisa ou então de não-lugar na academia, posto que o imaginário social sobre o ser intelectual não admite a figura negra. Desse modo, esta discussão se faz relevante para pensar sobre a democratização da pesquisa e da ciência no Brasil. Para tal, fora feito o diálogo de diversos autores que tratam de temas como a construção e manutenção do funcionamento das universidades brasileiras, a antinegritude, o racismo, o negro no Brasil e a formação do país. Concluímos, portanto, reforçando a importância de se afirmar negro, isto é, tornar-se negro em termos políticos, agregando informações e assumindo suas diversas pertenças sociais enquanto um mecanismo de ocupar espaços sem ser alvo do arcaico projeto de embranquecimento desse país.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gaia, R. da S. P. (2021). O NEGRO-ACADÊMICO E AS TENSÕES ENTRE O QUERER-SER-PERTENCER EM ESPAÇOS EXCLUDENTES. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(35), 366–386. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/906
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ronan da Silva Parreira Gaia, Universidade de São Paulo

Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Filadélfia. Especialista em Direitos Humanos, Educação e Sociedade, Educação Especial e Inclusiva e Gestão Pública pela Faculdade São Luís. Mestrando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP.