INDÍCIOS DE UMA PERSPECTIVA (DE)COLONIAL NO DISCURSO DE PROFESSORES (AS) DE QUÍMICA SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse trabalho investigou a percepção de dois professores de Química do Centro de Referência da Educação de Jovens e Adultos em Aracaju/SE sobre a relevância da temática racial através de dados construídos a partir de entrevistas semi-estruturadas e analisados pela metodologia de análise textual-discursiva (ATD) sob os referenciais de Decolonialidade, dos estudos da Educação das Relações Étnico-raciais e das pesquisas que envolvem o ensino de Química e a Lei 10.639/03. Com base na análise dos dados, foi identificado que os professores dão importância a temática de acordo com as suas experiências de vida e, consequentemente, da sua percepção sobre o racismo. Portanto, é urgente a necessidade de se investir na formação continuada decolonial dos professores para que os capacite a lidar positivamente com as questões raciais em sala de aula.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).