PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS PARA O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo pretende contribuir sobre reflexões a respeito do currículo para o desafio ao preconceito com relação a identidades étnico-raciais marginalizadas. O argumento que apresento é que o currículo poderia se beneficiar de uma perspectiva multicultural pós/decolonial, com aportes do olhar interseccional e híbrido, que propõe o desafio à essencialização de identidades e a binarismos que as congelam. Desta forma, discuto implicações da abordagem multicultural para um currículo desafiador do racismo, propondo dimensões para a análise de experiências curriculares multiculturais, nesta perspectiva. Pretendo que o texto possa contribuir para reflexões e diálogos sobre caminhos futuros para perspectivas antirracistas e multiculturais no currículo e na formação de professores.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).