HISTÓRICO E DESAFIOS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

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Régis Rodrígues Elísio
Antônio Cláudio Moreira Costa
Guimes Rodrigues Filho

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir o acesso a educação das populações negras e indígenas, a partir das políticas de ações afirmativas, com especial enfoque na lei 12.711/12. Procuraremos enfatizar a importância do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB, da Universidade Federal de Uberlândia, no processo de efetivação da referida lei. Para tanto, nos propomos apresentar o histórico da impementação da “lei de Cotas” na UFU e como ela está sendo aplicada na graduação, na pós-graduação e nos processos de seleção de professores e técnicos administrativos. Romper com paradigmas históricos de exclusão, racismo e preconceito não é um processo tranquilo, pois as forças hegemônicas não querem perder seus privilégios e se organizam para tentar impedir a implementação de qualquer política que vise atender demandas das poluções negra e indígena. Apontar os desafios e buscar estratégias para superá-los é fundamental nesse processo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Elísio, R. R., Costa, A. C. M., & Filho, G. R. (2019). HISTÓRICO E DESAFIOS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(29), 41–56. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/750
Seção
Dossiê Temático