HISTÓRICO E DESAFIOS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
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Resumo
Este texto tem como objetivo discutir o acesso a educação das populações negras e indígenas, a partir das políticas de ações afirmativas, com especial enfoque na lei 12.711/12. Procuraremos enfatizar a importância do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB, da Universidade Federal de Uberlândia, no processo de efetivação da referida lei. Para tanto, nos propomos apresentar o histórico da impementação da “lei de Cotas” na UFU e como ela está sendo aplicada na graduação, na pós-graduação e nos processos de seleção de professores e técnicos administrativos. Romper com paradigmas históricos de exclusão, racismo e preconceito não é um processo tranquilo, pois as forças hegemônicas não querem perder seus privilégios e se organizam para tentar impedir a implementação de qualquer política que vise atender demandas das poluções negra e indígena. Apontar os desafios e buscar estratégias para superá-los é fundamental nesse processo.
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