O MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO INDAGA E DESAFIA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo discute os limites e os avanços do Movimento Negro brasileiro em prol de uma educação antirracista. Analisa as mudanças e o aprimoramento da capacidade de articulação desse movimento social com base no processo de redemocratização do Brasil, principalmente nos momentos de aprovação da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Aponta a reconfiguração do Movimento Negro diante das disputas políticas travadas no Brasil democrático para que a questão racial fosse reconhecida como legítima e incorporada àpolítica educacional. Ressalta duas características importantes do Movimento Negro que indagam e desafiam as políticas educacionais, a saber: o seu caráter educativo e a resistência democrática.
Detalhes do artigo
Como Citar
Gomes, N. L. (2019). O MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO INDAGA E DESAFIA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 141–162. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/687
Seção
Caderno Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).