O MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO INDAGA E DESAFIA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

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Nilma Lino Gomes

Resumo

O artigo discute os limites e os avanços do Movimento Negro brasileiro em prol de uma educação antirracista. Analisa as mudanças e o aprimoramento da capacidade de articulação desse movimento social com base no processo de redemocratização do Brasil, principalmente nos momentos de aprovação da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Aponta a reconfiguração do Movimento Negro diante das disputas políticas travadas no Brasil democrático para que a questão racial fosse reconhecida como legítima e incorporada àpolítica educacional. Ressalta duas características importantes do Movimento Negro que indagam e desafiam as políticas educacionais, a saber: o seu caráter educativo e a resistência democrática.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gomes, N. L. (2019). O MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO INDAGA E DESAFIA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 141–162. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/687
Seção
Caderno Temático