PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA – SANKOFA E O ENSINO DE QUÍMICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apresentamos aqui um recorte de uma investigação de mestrado que versa sobre realização do deslocamento epistêmico no Ensino de Química. Utilizamos do significado do Sankofa, um símbolo Adinkra, para explicar que a atual situação do negro advém das sobreposições ocorridas no passado. Trata-se de uma pesquisa participante focalizada na afrocentricidade que se utiliza de uma intervenção pedagógica (IP) no Ensino de Química de modo a implementar a Lei 10.639/03. A IP utilizou dos conhecimentos africanos em torno da vitamina C para minimizar os sintomas do escorbuto durante a travessia diaspórica. Nossos resultados demostraram a participação dos estudantes que compreenderam a relação apresentada entre o conhecimento africano-brasileiro presente no campo alimentar do Brasil e o conhecimento químico. Os resultados ainda apontam que necessitamos repensar a relação do conhecimento químico para com a diversidade étnico-racial de modo a promover uma educação antirracista.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).