O IMPACTO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO CURRÍCULO ACADÊMICO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

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Joana Célia Passos Tatiane Cosentino Rodrigues Ana Cristina Juvenal da Cruz

Resumo

As políticas de ações afirmativas têm sido acompanhadas e avaliadas, especialmente, através de indicadores numéricos de acesso e acompanhamento de desempenho de alunos cotistas, mas, pouco se examinou e produziu a respeito das mudanças previstas para as universidades nos documentos normativos e curriculares sobre as relações étnico-raciais. Desse modo, o presente artigo apresenta dados de uma pesquisa que analisa a adoção das ações afirmativas no ensino superior brasileiro e os impactos de tal medida na estrutura curricular dessas instituições. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental sobre a adoção da temática no âmbito curricular onde verificou que as questões raciais aparecem de forma periférica na estrutura curricular dos cursos de graduação e são embrionárias na extensão.

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Como Citar
PASSOS, Joana Célia; RODRIGUES, Tatiane Cosentino; CRUZ, Ana Cristina Juvenal da. O IMPACTO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO CURRÍCULO ACADÊMICO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 8, n. 19, p. 08-33, jun. 2016. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/23>. Acesso em: 22 jun. 2021.
Seção
Dossiê Temático