O IMPACTO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO CURRÍCULO ACADÊMICO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

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Joana Célia Passos
Tatiane Cosentino Rodrigues
Ana Cristina Juvenal da Cruz

Resumo

As políticas de ações afirmativas têm sido acompanhadas e avaliadas, especialmente, através de indicadores numéricos de acesso e acompanhamento de desempenho de alunos cotistas, mas, pouco se examinou e produziu a respeito das mudanças previstas para as universidades nos documentos normativos e curriculares sobre as relações étnico-raciais. Desse modo, o presente artigo apresenta dados de uma pesquisa que analisa a adoção das ações afirmativas no ensino superior brasileiro e os impactos de tal medida na estrutura curricular dessas instituições. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental sobre a adoção da temática no âmbito curricular onde verificou que as questões raciais aparecem de forma periférica na estrutura curricular dos cursos de graduação e são embrionárias na extensão.

Detalhes do artigo

Como Citar
Passos, J. C., Rodrigues, T. C., & Cruz, A. C. J. da. (2016). O IMPACTO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO CURRÍCULO ACADÊMICO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(19), 08–33. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/23
Seção
Dossiê Temático