AMÍLCAR CABRAL E PAULO FREIRE NA ERA DA TECNOLOGIA DIGITAL
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Resumo
O artigo sintetiza pesquisa sobre a possibilidade do ambiente virtual de ensino e aprendizagem ser um espaço para a prática educativa a partir das teses da arma da teoria e dialogismo de Amilcar Cabral e Paulo Freire, respectivamente. Partindo-se da hipótese de que a relação entre essas concepções se efetiva quando o assimilado se enraíza novamente na sua cultura e abandona a cultura do invasor, a partir de metodologia qualitativa foram analisadas as respostas dos estudantes da UnB Virtual no ano de 2004. Como conclusão destaca-se que um relacionamento de natureza afetiva, como propõe Paulo Freire, pode ocorrer num espaço de mediação virtual desde que os participantes não sejam extremamente numerosos a ponto de dificultar que todos se conheçam. Por fim, o fator fundamental, senão determinante, a partir de Amilcar Cabral, é a atitude política, como o interesse dos participantes em optar por esse tipo de relacionamento, o que conseqüentemente, leva ao diálogo amoroso que pode romper com as amarras da dominação.
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