AMÍLCAR CABRAL E PAULO FREIRE NA ERA DA TECNOLOGIA DIGITAL

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Raquel de Almeida Moraes
Lino Vaz Moniz

Resumo

O artigo sintetiza pesquisa sobre a possibilidade do  ambiente virtual de ensino e aprendizagem  ser um espaço para a prática educativa a partir das  teses da arma da teoria e dialogismo de  Amilcar Cabral e  Paulo Freire, respectivamente. Partindo-se da hipótese de que a relação entre essas  concepções se efetiva quando o assimilado se enraíza novamente na sua cultura e abandona a cultura do invasor, a partir de metodologia qualitativa foram  analisadas as respostas dos estudantes da UnB Virtual no ano de 2004. Como conclusão destaca-se que um relacionamento de natureza afetiva, como propõe Paulo Freire, pode ocorrer num espaço de mediação virtual desde que os participantes não sejam extremamente numerosos a ponto de dificultar que todos se conheçam.  Por fim, o fator fundamental, senão determinante,  a partir de Amilcar Cabral, é a atitude política, como o interesse dos participantes em optar por esse tipo de relacionamento, o que conseqüentemente, leva ao diálogo amoroso que pode romper com as amarras da dominação. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Moraes, R. de A., & Moniz, L. V. (2013). AMÍLCAR CABRAL E PAULO FREIRE NA ERA DA TECNOLOGIA DIGITAL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 5(10), 108–124. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/204
Seção
Artigos