10 ANOS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNEB: DESEMPENHO COMPARATIVO ENTRE COTISTAS E NÃO COTISTAS DE 2003 A 2009
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo é o resultado parcial de uma pesquisa que consiste no levantamento, organização e sistematização de dados quantitativos sobre o desempenho de estudantes que permite uma reflexão avaliativa do funcionamento do sistema de cotas para negros adotado pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, desde 2002, como uma política de ação afirmativa para o ingresso na universidade através do vestibular. Concentra na trajetória acadêmica de um grupo representativo de estudantes cotistas e não cotistas que concluíram seus respectivos cursos de graduação no ano de 2008, 2009 e 2010. Optou-se, inicialmente, por uma amostragem de cursos de graduação presentes em 3 campi da UNEB, divididos entre cursos de maior e de menor prestígio social. O resultado do estudo indicou não ter havido diferenças significativas de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas durante o período estudado, embora tenha recomendado uma atenção preventiva maior com os cursos de maior prestígio social que, no geral, independentemente da opção ou não pelas cotas, apresenta um desempenho no limite da média.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).