10 ANOS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNEB: DESEMPENHO COMPARATIVO ENTRE COTISTAS E NÃO COTISTAS DE 2003 A 2009

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Wilson Roberto de Mattos
Kize Aparecida Silva de Macedo
Ivanilde Guedes de Mattos

Resumo

O presente estudo é o resultado parcial de uma pesquisa que consiste no levantamento, organização e sistematização de dados quantitativos sobre o desempenho de estudantes que permite uma reflexão avaliativa do funcionamento do sistema de cotas para negros adotado pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, desde 2002, como uma política de ação afirmativa para o ingresso na universidade através do vestibular. Concentra na trajetória acadêmica de um grupo representativo de estudantes cotistas e não cotistas que concluíram seus respectivos cursos de graduação no ano de 2008, 2009 e 2010. Optou-se, inicialmente, por uma amostragem de cursos de graduação presentes em 3 campi da UNEB, divididos entre cursos de maior e de menor prestígio social. O resultado do estudo indicou não ter havido diferenças significativas de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas durante o período estudado, embora tenha recomendado uma atenção preventiva maior com os cursos de maior prestígio social que, no geral, independentemente da opção ou não pelas cotas, apresenta um desempenho no limite da média. 

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Como Citar
Mattos, W. R. de, Macedo, K. A. S. de, & Mattos, I. G. de. (2013). 10 ANOS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNEB: DESEMPENHO COMPARATIVO ENTRE COTISTAS E NÃO COTISTAS DE 2003 A 2009. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 5(11), 83–99. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/190
Seção
Dossiê Temático