PRODUÇÃO DE ESTIGMAS RACIAIS NO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO DOS ALUNOS

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Silvia Regina de Jesus Costa

Resumo

O artigo apresenta reflexões acerca das desigualdades raciais no contexto escolar, focado nas interações dos sujeitos e na produção das identidades dos estudantes heteroidentificados negros e brancos. Para realizar as reflexões sobre a produção das identidades dos estudantes, operou-se na perspectiva do interacionismo simbólico (BLUMER, 1977; SIMMEL,1993), sobre as definições do estigma, de Goffman (1982), e com as reflexões acerca da discriminação racial discutida pela autora Nilma Lino Gomes (2012). As reflexões sobre o fenômeno serão pautadas a partir das experiências vivenciadas no exercício da docência em escolas públicas da Rede Municipal em duas turmas de alunos com 8 anos, do 1º ciclo do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, S. R. de J. (2022). PRODUÇÃO DE ESTIGMAS RACIAIS NO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO DOS ALUNOS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(Ed. Especi), 173–190. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1449
Seção
Caderno Temático