BANTOS E IORUBÁS NAS AMÉRICAS: A INTELECTUALIDADE E DISCURSIVIDADE ANCESTRAL DE ABDIAS DO NASCIMENTO E MANUEL ZAPATA OLIVELLA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir da escrita de autores negros e suas formações intelectuais que assumem uma posição contrária ao pensamento ocidental de influência eurocêntrica. Como exemplos de autores que utilizam sua escrita como resistência à estética hegemónica vigente, comparamos Abdias do Nascimento (1914-2011) e Manuel Zapata Olivella (1920-2004) e suas respectivas obras Sortilégio II: mistério negro de Zumbi redivivo (1979) e Changó, el gran putas (1983). Estes escritores como integrantes da intelligentsia afro-latina, se posicionam como insurgentes e conscientes da pluralidade de vozes que estão presentes no mundo afrodescendente. Além disso, os autores afros ressaltam os elementos da tradição ioruba e banta como estética literária. Dessa maneira, tanto o afro-brasileiro como o afro-colombiano propõem uma escrita da ancestralidade como outra episteme que também pode ser visibilizada na tradição literária latino-americana.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).