OURO, NÍQUEL, CONGOS E A DIÁSPORA AFRICANA EM GOIÁS: A LEI 10639 NO ENSINO DE QUÍMICA

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Juvan Pereira da Silva
Anna M. Canavarro Benite

Resumo

A proposta dessa pesquisa é apresentar os legados culturais deixados pelos/as e negros/as que tiveram a sua mão de obra especializada e escravizada nos garimpos de ouro quando do surgimento do atual estado de Goiás  e em particular a cidade de Niquelândia. Esses/as negros/as quando chegam aqui, como em toda a diáspora, reinventam um novo mundo, criam uma identidade partilhada a todos os membros da comunidade, definindo, aprofundando, e fortalecendo seus vínculos uns com os outros e com sua ancestralidade. E uma das maneiras de se fazer essa ressignificação é através das Congadas. Assim apresentamos uma pesquisa, com vistas a implementação da lei 10.639/03 no ensino de química onde contextualizamos o legado cultural deixado pelo/a negro/a africano/a e seus descendentes na cidade de Niquelânida e a  extração de níquel, descoberto após a decadência do ouro, naquela cidade. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, J. P. da, & Benite, A. M. C. (2017). OURO, NÍQUEL, CONGOS E A DIÁSPORA AFRICANA EM GOIÁS: A LEI 10639 NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(22), 273–302. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/408
Seção
Dossiê Temático