JOÃO ALBASINI E O SEU DISCURSO SOBRE A “CIVILIZAÇÃO” SELVAGEM EM MOÇAMBIQUE COLONIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo visa desvelar os argumentos de João dos Santos Albasini, um jornalista afro-português, nascido em Lourenço Marques, antiga capital de Moçambique. Importa nesta reflexão analisar as estratégias argumentativas usadas por este escritor em seus artigos jornalísticos publicados no início do século XX. Esta abordagem privilegiará a dimensão metafórica sobre a dicotomia "civilização" versus "selvagem", presente nos argumentos de Albasini. Vale salientar que esta dicotomia era usada de forma invertida pelo personagem em questão para desmascarar a falácia de que o colonialismo português trazia progresso para os povos que viviam nesta região.
Detalhes do artigo
Como Citar
Coelho, M. V. S. D. (2013). JOÃO ALBASINI E O SEU DISCURSO SOBRE A “CIVILIZAÇÃO” SELVAGEM EM MOÇAMBIQUE COLONIAL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 5(9), 126–147. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/240
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).