JUVENTUDE NEGRA NA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA DO SÉCULO XXI
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No presente artigo descrevemos a trajetória de organização da juventude negra, nos primeiros anos do século XXI, enquanto conjunto de atores sociais significativo na interlocução com atores do Estado no Brasil, pela reivindicação de direitos por meio de políticas públicas voltadas a este segmento. A perspectiva analítica empregada aqui compreende a democratização como processo contínuo de ampliação e efetivação de direitos, em que a análise da invenção de novos direitos, bem como a relação entre sociedade civil e sociedade política tem central relevância. Para emergência deste novo conjunto de atores descreveremos como exemplar a construção do 1º Encontro Nacional de Juventude Negra (2007) e do Fórum Nacional de Juventude Negra.
Detalhes do artigo
Como Citar
Morais, D. de S., & Ramos, P. C. (2013). JUVENTUDE NEGRA NA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA DO SÉCULO XXI. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 5(9), 107–125. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/239
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).