A MULHER NEGRA NO PÓS-ABOLIÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre o papel que a mulher negra desempenhou no pós-Abolição. A justificativa se dá porque a história do negro - e da mulher negra ainda mais -, é assunto ainda pouco explorado pelos pesquisadores no que diz respeito a esse período, indicando a necessidade de um estudo apurado sobre diversos aspectos da história a partir da perspectiva do negro e da negra. Soma-se a isso a própria associação que se faz entre suas histórias e a escravidão. Isso porque, com o advento da Primeira República, em um contexto marcado pelo pós-Abolição, esses sujeitos tornaramse secundários, chegando mesmo a lhes ser negado o papel de "produtor de uma história específica". Se há poucos estudos relacionados à raça nesse período histórico, quando somado ao gênero, a conexão entre essas duas categorias é pouco frequente. Sendo assim, nossa tentativa é trazer elementos sobre o papel que a mulher negra exerceu no passado e, que de certa forma, está presente nos dias de hoje.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).