PIONEIRISMO NA PSICANÁLISE BRASILEIRA: O LEGADO DE VIRGÍNIA LEONE BICUDO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho tem como objetivo analisar o legado de Virginia Leone Bicudo como pioneira na psicanálise brasileira e também compreender e refletir sobre as causas da invisibilidade da autora no contexto acadêmico e psicanalítico. Foi utilizada como método de pesquisa uma revisão bibliográfica de artigos científicos, capítulos de livros e vídeos da plataforma YouTube. A partir de então, discutiu-se o incompreensível silêncio por parte do movimento psicanalítico e da academia em relação à ela. A conclusão é a de que a trajetória de Virgínia Bicudo tem importância não apenas para a psicanálise, mas apontam para uma necessidade em revisitar e incluir referências acadêmicas mais implicadas socialmente e historicamente, as quais contêm temas ligados às relações raciais, legitimando essas reflexões em um espaço de saber científico.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).