ONDE ESTÃO AS LATINO-AMÉFRICANAS? UMA ESTRATÉGIA PARA A ABORDAGEM DE CIENTISTAS NEGRAS LATINO-AMERICANAS E AFRICANAS EM SALA DE AULA

Conteúdo do artigo principal

Mayara Priscilla de Jesus dos Santos

Resumo

O artigo apresenta e discute modos de se abordar a figura de cientistas africanas e latino-americanas nos seguimentos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Baseadas no “Método Apaoká”, elaboramos estratégias para se diversificar a imagem do produtor da ciência, a qual remete, frequentemente, a um homem branco europeu. Discutiremos a importância e utilidade da inserção das perspectivas da história das ciências nas abordagens dos conteúdos escolares, problematizando o quanto eles ainda retêm referenciais coloniais e eurocêntricos que prejudicam a identificação de jovens negros/as latino-americanos/as ou africanos/as com as figuras de cientistas. Em seguida, discutiremos estratégias que instrumentalizam a abordagem da figura dessas mulheres cientistas na disciplina de História, tomando como sugestão para tais iniciativas a trajetória da cientista, escritora e ativista Lélia Gonzalez.


O artigo apresenta e discute modos de se abordar a figura de cientistas africanas e latino-americanas nos seguimentos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Baseadas no “Método Apaoká”, elaboramos estratégias para se diversificar a imagem do produtor da ciência, a qual remete, frequentemente, a um homem branco europeu. Discutiremos a importância e utilidade da inserção das perspectivas da história das ciências nas abordagens dos conteúdos escolares, problematizando o quanto eles ainda retêm referenciais coloniais e eurocêntricos que prejudicam a identificação de jovens negros/as latino-americanos/as ou africanos/as com as figuras de cientistas. Em seguida, discutiremos estratégias que instrumentalizam a abordagem da figura dessas mulheres cientistas na disciplina de História, tomando como sugestão para tais iniciativas a trajetória da cientista, escritora e ativista Lélia Gonzalez.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, M. P. de J. dos. (2022). ONDE ESTÃO AS LATINO-AMÉFRICANAS? UMA ESTRATÉGIA PARA A ABORDAGEM DE CIENTISTAS NEGRAS LATINO-AMERICANAS E AFRICANAS EM SALA DE AULA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(42), 8–29. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1464
Seção
Dossiê Temático