DEZ ANOS DO NEABI DA UENF: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E OUTRAS POSSIBILIDADES NO COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) constitui um grupo de estudos que há 10 anos se reúne para formar pessoas e qualificar o debate acerca das relações étnico-raciais com o intuito de promover ações de educação, intervenção social, buscando a transformação das estruturas de desigualdade para assim combater e superar o racismo. Nossas ações foram iniciadas a partir do reconhecimento local da importância da formação universitária para o atendimento às políticas públicas voltadas para a educação, em conformidade com o Art. 26-A da LDB 9394/1996 que trata da obrigatoriedade da inserção do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino públicos e privados e do Art. 79-B - que inclui no calendário escolar o dia 20 de novembro como data comemorativa ao Dia da Consciência Negra.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).