OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 PARA AS MULHERES NEGRAS NO CONTEXTO DO TRABALHO NO PARANÁ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pandemia da Covid-19 evidenciou as desigualdades socioeconômicas no estado do Paraná, sendo as mulheres negras e pobres as mais prejudicadas, fato que afetou o pilar social e econômico da sustentabilidade, e distanciou o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) de reduzir desigualdades sociais e de gênero. O objetivo dessa pesquisa é analisar o mercado de trabalho no Estado do Paraná para as mulheres negras, especialmente quanto aos efeitos da pandemia da Covid-19 em 2020. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, com análise de dados estatísticos. Os resultados mostraram o agravamento da situação das mulheres negras perante o mercado de trabalho. Para reverter o cenário e alcançar os ODS é necessário investir em políticas públicas de equidade social e econômica.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).