A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DE UM ESTUDANTE NEGRO SURDO PARA O INGRESSO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem como objetivo apresentar a trajetória escolar de um estudante duplamente identificado, negro e surdo, até seu ingresso em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) por meio da política de cotas. Dessa maneira, ampliamos essa discussão relacionando teoria e prática ao analisar a narrativa do estudante e fortalecer o debate sobre a política de cotas como um meio de inclusão e diminuição das disparidades econômicas e sociais através da educação. Nesse sentido, concluímos que as ações afirmativas foram decisivas para o seu ingresso na Universidade. Tendo em mente a multiplicidade de sentidos e experiências que constituem a vida de pessoas negras surdas, conseguimos nos aproximar da história de vida do estudante entrevistado, que nos apresentou uma perspectiva particular, mas que reflete a existência coletiva de um grupo social.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).