PROCESSOS DE CONTINUIDADES E DESCARTES EM MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS NEGRAS EM DIÁSPORA: ALGUMAS ABORDAGENS TEÓRICAS some theoretical approaches
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Resumo
nas últimas décadas, o conceito de música afrodiaspórica vem sendo utilizado como um conjunto de sonoridades que particularizam a experiência negra em diáspora. Nesse artigo, parto da utilização dos conceitos de diáspora, diáspora negra, africanismos e de música afrodiaspórica, à luz da Antropologia e da Etnomusicologia, a fim de constituir um repertório conceitual para compreender os processos de mutação, continuidades e descartes que influenciaram o desenvolvimento de práticas artísticas em lugares específicos, como o funk carioca no Rio de Janeiro. Desta forma, apresento a Teoria de Assimilação de Kazadi wa Mukuna e as categorias de criação e inovação de Kazadi wa Mukuna e Tiago de Oliveira Pinto (1998) que vem sendo utilizados para a análise de processos de interação cultural. Em um primeiro momento, utilizarei o levantamento bibliográfico com revisão de literatura para tratar da elaboração histórica do conceito de diáspora e da caracterização de uma diáspora negra. Em um segundo momento, me aprofundo na dimensão das trocas no interior desta diáspora, ou seja, dos processos segundo os quais Tiago de Oliveira Pinto (2001, p. 89) denomina por “continuidade africana”, Burnim & Maultsby (2015) atribuem a uma dimensão musical africana e Paul Gilroy (2001) sintetiza como uma metáfora em Atlântico Negro.
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