VIDAS NEGRAS IMPORTAM NA UNIVERSIDADE? O ADOECIMENTO PSÍQUICO DE ESTUDANTES NEGRAS E NEGROS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O acesso da população negra à educação superior ocorreu de uma forma mais tardia em virtude das sequelas coloniais e escravagista do Brasil. Um dos grandes gargalos, para além da dificuldade de entrada dessa população à educação, é a permanência de estudantes negras e negros no meio acadêmico, sobretudo pelo efeito nefasto do racismo que impacta diretamente na subjetividade e causa sofrimento. O presente trabalho tem o objetivo de refletir criticamente sobre o adoecimento psíquico de jovens que ingressam a universidade, considerando os avanços e retrocessos da educação superior do país. Além disso, busca-se investigar como as incidências do racismo, do colonialismo e do capitalismo atravessam a saúde mental da população negra no seu processo formativo acadêmico. A partir da provocação lançada se “vidas negras importam” na universidade, pretende-se, ainda, apontar caminhos possíveis a serem percorridos, com base na concepção descolonizadora do pensamento e uma escuta racializada.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).