VISIBILIDADE DO NEGRO IDOSO POR MEIO DA SOCIOPOÉTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse ensaio propõe a investigação qualitativa com abordagem Sociopoética enquanto dispositivo capaz de evidenciar o protagonismo do negro idoso e sua forma de existir no mundo. Por se tratar de uma metodologia passível de trazer à tona o que está “invisível” na sociedade, as temáticas do envelhecimento e da negritude passam a ter a Sociopoética como aliada na pesquisa científica e como uma estratégia para ampliar as possibilidades de justiça social, de democratização e de pluralismos nas/das práticas de pesquisa, capaz de acessar saberes e dar evidência aos discursos e corpos que compõem o grupo pesquisado. Deste modo, o trabalho busca ampliar a visibilidade do negro idoso e expandir a compreensão do tema sob uma perspectiva decolonial, tecendo um contraponto à visão hegemônica sobre o processo de envelhecimento.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).