ENCRUZILHADA DE MUNDOS: REVOLUÇÕES AMEFRICANAS E COSMOPOLÍTICAS ANTI-COLONAIS Perspectivas yoruba y yanomami frente a los mitos de la modernidad
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nesse ensaio analisaremos, a partir do conceito de améfricanidade desenvolvido por Lélia Gonzales, alianças possíveis entre as cosmopolíticas Yanomamis e Yorubás, frente a cosmopolítica da modernidade pautada a partir do mito civilizatório do contrato-social. Nesse sentido, os estudos sobre cosmologias ameríndias e africanas tem uma função central, uma vez que descortinam o que o conceito homogeneizante de raça tenta anular: uma multiplicidade de modos de vida radicalmente distintos dos modos de vida capitalista. Analisamos os modos como a democracia racial atualizou o mito civilizatório da modernidade na medida em que nega o racismo e o genocídio, bem como as estratégias e cosmovisões améfricanas e suas potencias revolucionárias.
Detalhes do artigo
Como Citar
de Paula, T. (2021). ENCRUZILHADA DE MUNDOS: REVOLUÇÕES AMEFRICANAS E COSMOPOLÍTICAS ANTI-COLONAIS: Perspectivas yoruba y yanomami frente a los mitos de la modernidad. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(37), 556–581. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1123
Seção
Ensaios
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).