RAP A CULTURA DA RESISTENCIA PELA VIVENCIA E POESIA – UM ENSAIO SOBRE O ÁLBUM “HISTÓRIAS DA MINHA ÁREA” DO RAPPER DJONGA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo:
O presente trabalho propõe o analisar o RAP como uma ferramenta de resistência que trabalha através de vivencias e letras encaixadas em um “BEAT”. O “RAP” surgiu dentro do movimento HIP HOP iniciado na década de 70 na periferia de Nova York, mais precisamente no Bronx, criado por imigrantes jamaicanos.
O RAP (Ritmo e Poesia) mescla batidas eletrônicas conhecidas como BEATS, e letra, que na maioria das vezes relatam o cotidiano das periferias, trazendo uma carga histórica. Por se tratar de uma cultura majoritariamente negra, são relatados pedaços da história e resistência do povo preto em diversas letras, sendo essa a parte de maior interesse deste trabalho, tendo seus estudos baseados no último álbum do rapper Djonga “Histórias da Minha Área”.
Palavras Chave: RAP, Resistencia, HIP HOP
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).