INVISIBILIZAÇÃO DA ÁFRICA: APAGAMENTO DA HISTÓRIA E DA CULTURA DO NEGRO NA EDUCAÇÃO FORMAL BRASILEIRA

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Helena do Socorro Campos da Rocha
Bruno Jorge Abdul Massih Viana

Résumé

Este texto trata da Lei 10.639/2003 enquanto instrumento contra hegemônico e de resistência às manipulações da cultura dominante nas tentativas de materializar a omissão e invisibilização da importância da cultura negra africana e sua contribuição para a formação do povo brasileiro constantes em pesquisas contextualizadas depois de 2003, data de implementação da Lei. Constatou-se que a invisibilização do continente africano, materializado no apagamento da história e da cultura do negro na educação formal, antes se dava na forma de legislação que impedia o negro ao acesso à cultura formal através de sua interdição aos bancos escolares. Hoje, em pleno século XXI, pesquisas como as de Tonini (2001), Oliva (2008), Borges (2009) e Costa e Dutra (2009) evidenciam a sutileza da interdição cultural que ocorre tanto pela via do recurso didático utilizado pelo professor, quanto através de suas práticas.

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Comment citer
Rocha, H. do S. C. da, & Viana, B. J. A. M. (2011). INVISIBILIZAÇÃO DA ÁFRICA: APAGAMENTO DA HISTÓRIA E DA CULTURA DO NEGRO NA EDUCAÇÃO FORMAL BRASILEIRA. Magazine De l’Association Brésilienne Des Chercheurs(ses) Noirs(es), 2(5), 115–138. Consulté à l’adresse https://abpnrevista.org.br/site/article/view/341
Rubrique
Dossiê Temático